Mais do que uma questão de cidadania, o acesso adequado para todos os moradores do condomínio é um direito previsto em lei.

Legislação
O síndico deve proporcionar as condições de acessibilidade não só para pessoas portadoras de deficiências, mas também aquelas que por uma situação ocasional ou permanente tenham dificuldades de acessar a sua própria unidade, como também as demais áreas comuns da edificação (garagem, salão de festas, piscina, quadra etc.).
Como esse grupo acaba fazendo parte de uma minoria dentro dos condomínios, muitos não seguem a legislação ao pé da letra, prejudicando consideravelmente a locomoção.

Atenção
Os condomínios devem se atentar à questão, pois se algum morador entrar na Justiça alegando falta de acesso a algum lugar do prédio, ele poderá ganhar a causa.
As vezes por não conhecer as normas, os síndicos correm diversos riscos de processo na Justiça, envolvendo a questão da acessibilidade. Por isso é importante se adaptar.

Principais adaptações
Confira alguns dos principais locais que precisam de adaptações nos condomínios:

Rampas de acesso: feitas para substituir escadas, devem obedecer a NBR 9050 sobre a sua inclinação máxima, já que uma rampa super inclinada não iria ajudar no deslocamento;
Elevadores: o condomínio deve disponibilizar elevadores sempre que não conseguir que suas rampas sigam a NBR 9050;

Pisos antiderrapante: pisos lisos demais ou com muitos tapetes facilitam quedas;

Corrimãos: devem estar em ambos os lados de escadarias, e começar e terminar da parede;

Escada de alvenaria nas piscinas: a substituição de escadas de inox por uma que seja parte da piscina ajuda a todos a entrarem na água de forma muito mais segura;

Banheiros: colocação de barras de apoio corretamente em banheiros das áreas comuns,

Portas: A NBR 9050 pede que as portas sejam largas o suficiente para que seja possível passar uma cadeira de rodas, que tem, geralmente 90 cm.
Acessibilidade é um assunto muito amplo e vai além de adaptações físicas. É importante ressaltar que para atender melhor essa minoria, funcionários também devem estar preparados para lidar com esse público diverso.

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

Área do Cliente