A pandemia causada pelo coronavírus transformou a vida de todos e vem tirando o sono de boa parte dos síndicos do Brasil, por não estar conseguindo manter o caixa estabilizado durante este momento difícil.

Além das prevenções de saúde dos colaboradores, é preciso estar atendo à gestão financeira do condomínio neste momento, ter o controle da situação é essencial. Nós da Exacto preparamos algumas dicas para gestão financeira e estabilização do caixa do seu condomínio durante esse momento em que todos estamos enfrentando.

 

Defina as prioridades

Determine o que é realmente essencial para o condomínio neste momento e efetue o corte de gasto. Priorize o que mantém o condomínio em perfeito funcionamento a curto prazo sem comprometer sua qualidade, essa pode ser uma estratégia interessante para este momento.

Gestão do caixa

A gestão do caixa diário e o acompanhamento sobre a liquidez do condomínio se torna a chave mestre deste processo. Não é suficiente fazer todos os movimentos possíveis para estabilizar o caixa se não tiver uma boa gestão e se também não realizar o previsto. O caixa se torna o coração do condomínio em momentos de crise, e só ele pode sinalizar melhora e/ou piora da saúde financeira condominial.

Controle de inadimplência

Ao analisar as contas passadas é possível fazer uma previsão da quantidade de inadimplentes recorrentes. É preciso colocar o déficit gerado por esses condôminos no planejamento para não ter problemas com as contas nesse período.

Créditos e financiamentos

Evite empréstimos em instituições financeiras por causa do regime das taxas de juros, portanto, caso seja necessário gastar além do que o condomínio apresenta em caixa, recomenda-se conversar com os moradores e verificar a possibilidade de rateio dos custos, diminuindo, assim, os riscos de insolvência futura.

Planeje ações com antecedência

O controle das finanças do condomínio é eficiente quando há planejamento. Dessa forma, será possível colocar em prática os planos de investimento necessários para o bem estar, conforto e tranquilidade dos moradores neste período.

Todas estas medidas fazem com que possíveis caminhos se abram para que o condomínio passe por este período de crise tranquilamente. Nós da Exacto sempre nos preocupamos com a situação financeira do condomínio, por isso trabalhamos de forma confiável e segura, oferecendo o melhor atendimento e auxílio possível.

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

Área do Cliente